Hoje separei pra vcs alguns dos meus lugares favoritos no Rio de Janeiro. Pra quem não sabe, eu moro em São Paulo mas sou carioca, foram 28 anos morando na cidade maravilhosa, e por mais que eu não more mais lá, o Rio sempre vai ser a minha casa também. Sem contar que eu vivo na ponte-aérea, não é mesmo? O que não me falta são dicas maravilhosas pra vcs.


(vista do avião)

Pra começar, uma dica valiosa caso vcs estejam vindo de São Paulo e pousando Rio pelo aeroporto Santos Dumont, escolham o seu lugar no lado DIREITO do avião. Não é 100% garantido que a melhor vista do Rio será por esse lado, mas nos últimos anos, 80% dos voos que eu peguei, a vista melhor era do lado direito. Digo o mesmo quando vcs forem escolher o lugar para voltar para São Paulo. Segue abaixo um vídeo que eu fiz em 2016, quando estava saindo do SDU para CGH.

 

Bairro da Urca

A mureta da Urca é um dos meus lugares favoritos no Rio. Ela contorna praticamente todo o bairro d Urca, muito bom para passear, caminhar e apreciar uma das mais belas vistas para o Corcovado. Na altura do bar Garota da Urca , a vista é mais bonita , na minha humilde opinião. Mas o bar mais badalado da área é o Bar Urca, famoso pelos seus pastéis, onde todos ficam sentados na mureta apreciando uma cervejinha gelada.

Vista Chinesa

Por mais lindo que esse lugar seja, para chegar até lá é preciso ir de carro, e prestem atenção nessas duas recomendações. Ir em horários movimentados (checar pelo google) e caso esteja muito vazio quando vcs chegarem lá, não fiquem muito tempo. Infelizmente temos que ficar atentos a assaltos em regiões menos frequentadas no Rio. Mas, caso vcs esteja indo no verão, ou em um lindo dia de sol, é pouco provável que o local esteja deserto.

Localização:

 

Pista Claudio Coutinho e trilha Morro da Urca

A pista Claudio Coutinho é ótima para uma leve caminhado ou corrida. Bastante arborizada e ao lado do mar, é super fresca e agradável.

Localização:

Estacionamento no local. Durante a caminhada vcs conseguem ver algumas partes da praia e do mar, mas ao final da pista, vc pode sentar e apreciar com calma essa vista.

Caso vcs optem por subir a trilha até o morro da urca, lá em cima vcs vão ter algumas vistas lindas para apreciar, com essas:

Praia da Barra

Sou muito suspeita pra falar dessa praia, porque é a minha favorita (entreo Posto 3 e o 4). Normalmente quando falam do Rio, as duas primeiras praias que recomendam são a de Copacabana e a de Ipanema. Sim, elas também são muito lindas, mas a praia da barra é o local perfeito para curtir o mar com calma e relaxar. Nos finais de semana, mesmo cheia, ela não costuma ficar tão lotada como as duas anteriores. Quanto mais cedo vcs chegarem nessa praia, mais manso irão encontrar o mar. Já cansei de ir lá super cedo e encontrar um mar parecido com o do Caribe, bem ”piscininha amor” hahahaha.

Mas o ponto mais forte dela pra mim, é o por do sol no verão. É muito lindo ver o sol se pondo no mar.

Quiosque Seu Vidal na Praia

Ainda na praia da Barra, depois de passar o dia pegando sol e aproveitando o dia, nada melhor que um quiosque cheio de comidinhas, bebidas e o clássico Açai, que a maioria dos cariocas AMAM ! O Açai de lá é um dos meus favoritos, já que vem com um creme de leite ninho sensacional. Dependendo da mesa do quiosque, vcs ainda vão poder continuar aproveitando a praia, com um lugar VIP para o pôr do sol.

Pôr do Sol no Arpoador

Com certeza vcs ja ouviram falar do pôr do sol mais famoso do Rio, não é mesmo? Realmente é um dos pontos fortes da praia de Ipanema, que mistura cidade com natureza. A melhor época do ano para aproveitar essa maravilha da natureza, é no verão. Onde a praia fica bastante movimentada. Para conseguir um bom lugar para apreciar a vista, melhor chegar antes do sol começar a se por.


Foto Original AQUI

Praia do Leblon em frente ao Quiosque Riba

Quanto mais cedo chegar, melhor. A  praia em frente ao quiosque Riba, no leblon, é muito agradável. Além de poder usar dos serviços do quiosque, dependendo da época do ano eles possuem seus próprios eventos. Uma vez fiz aula de Yoga de graça por la.

E o pôr do sol visto de lá, também é lindo. Não da pra ver o sol encostando no mar, mas é possível ver todas as lindas cores que ficam a mostra no céu.

Praia de Grumari

Para chegar nesse pequeno pedaço de paraíso, é preciso empenho e paciência. Empenho para acordar as 7 horas da manhã para chegar lá cedo (poucas vagas no local e controle de carros para entrar na região), e paciência porque dependendo do local do Rio que vc está, demora pelo menos 1 hora para chegar a praia. Mas eu garanto a vcs que vale muito a espera! Como o número de vagas de carro acompanha a orla da praia, dificilmente a praia estará lotada. Essa praia é uma ótima opção para fugir do agitação. Recomendo chegar lá por volta das 8 da manhã, se preferirem de curtir uma praia particular. Depois das 10 horas já fica muito complicado conseguir vaga aos finais de semana. Atenção: A maioria dos celularas não funcionam por lá.

Praia da Joatinga

Pra mim, o que mais vale na praia da Joatinga, é a vista das pedras, que são caminho para chegar na praia. A praia em si também é muito linda, mas como é um lugar em volta de pedras, a sua praia vai depender de como a maré do mar está no dia. Caso vcs queiram ir a praia, cheguem bem cedo também. Para chegar na praia, o estacionamento fica dentro de um condomínio no Joá, com um numero limitado de vagas.

Museu do Amanhã

O Museu do Amnhã é uma das principais atrações da cidade maravlhosa. Além de visitar o interior do museu, o passeio também vale para conhecer as redondezas. O quintal do museu já uma atração em si de tão bonito, e logo ao lado se encontra os Armazéns do Porto, no Boulevard Olímpico, onde muitos eventos são sediados.


Boulevard Olímpico

Por toda a extensão do Boulevard Olímpico, é possível apreciar diversos grafites, principalmente os do artista Kobra que são os mais famosos e coloridos. Em dias específicos do mês, acontecem diferentes eventos por lá, vale a pena pesquisar antes de ir, além de vcs conhecerem o Boulevard, podem acabar conhecendo algum evento novo. A minha dica é fazer um passeio de bicicleta por lá passando também pela praça Mauá .

 

Passear no Aterro do Flamengo aos Domingos

Meu passeio favorito da vida, é ir ao Aterro do Flamengo aos domingos. As pistas do aterro ficam fechadas para carro aos domingos até ” às 18 horas se não me engano. Sendo possível utilizar o espaço para caminhadas, passeios de bike e patins, fazer um pique nique e muito mais.

Além das pistas principais do aterro, também é possível usar as ciclovias da Orla do Flamengo. Caminhando até p canto esquerdo da pista, se encontra um mirante, bem em frente a Marina da Glória. Lá a vsta para a praia e  Pão de Açúcar é demais!

Esses são alguns dos meus lugares favoritos na minha amada cidade natal. Talvez não seja um ponto de vista tão turístico, mas  é uma experiência muito boa ir em todos esses lugares e aproveitar passeios mais tranquilos. Vejo vcs em breve!

Beijosss