Olá meus queridos, como vão vcs ? Animados para o carnaval ? Eu estou !! E se ele puder ser um carnaval consciente, o que vocês achariam?

Esses dias, uma publicação de uma modelo que a maioria de nós amamos, chamou bastante a minha atenção. A nossa querida Yasmin Brunet fez um alerta nas suas redes sociais sobre o uso de glitter e purpurina na folia, vcs chegaram a ver? Ela disse o seguinte:

 

“Meninas e meninos! Todos queremos brilhar, seja no Carnaval ou na vida… Mas, por favor, repensem seu uso de glitter. Esse microplástico é um terror para a vida marinha. Glitter e purpurina – uma brincadeira de Carnaval que destrói a vida nos oceanos. Pesquisas recentes dão conta de que os microplásticos perturbam o início da cadeia de alimentação aquática, como os plânctons. Também afetam ostras e mexilhões. Eu gosto de coisas brilhantes. Mas com 7 bilhões de pessoas no planeta, não podemos usar as coisas só da maneira como gostaríamos. Precisamos pensar no impacto que causamos.Então, pessoas lindas, nesse Carnaval vamos brilhar de uma maneira diferente?! Hoje em dia já existe o glitter biodegradável. Mas, sinceramente, eu não acho que você precise de nada para brilhar. Você já brilha apenas por ser você”, contou ela no Insta Stories.

O alerta que ela está fazendo é muito válido. Ela mesma está super linda na foto, sem um grão de purpurina no rosto, não é? Eu mesma já falei aqui no blog sobre uma marca que eu amo de glitter biodegradável, no carnaval do ano passado, e esse ano a marca está bombando muito mais. Mas isso tudo me fez pensar de outras formas de viver o carnaval de rua de uma forma mais consciente por COMPLETO. Acho que se cada um fizer um pouco, já ajuda muito. Vc não precisa seguir a risca todas as dicas, mas se vc já fizer alguma, o meio ambiente agradece.

p.s: Tudo que ela disse, infelizmente é a pura verdade, se vcs não leram sobre o assunto, segue abaixo alguns links sobre esses estudos:

“O lado sombio do glitter“

– ”Glitter e Purpurina são ameaças ao meio ambiente”

– ”Cientistas querem banir a purprurina, saiba o motivo”

 

Como curtir um carnaval consciente?

 

Caso vocês queriam tentar ser mais consciente nesse carnaval, separei pra vocês algumas alternativas. Algumas mais ecológica que outras, mas todas simples de serem seguidas. Tem pra todos os gostos e bolsos. Quero saber depois qual alternativa agradou mais!

 

  • Glitter / Purpurina Biodegradável

 

Pura Bioglitter

A minha marca favorita de todos os tempos de bioglitter é a PURA, já citada aqui anteriormente ano passado, quando foi lançada > ( ( matéria só sobre ela aqui ! ) )  Pra quem não conhece, eles produzem um  bioglitter feito à base de algas e minerais, que pode ser usado sem culpa para curtir as festas, já que ele é biodegradável. Como o processo é artesanal, cada lote do produto tem tons únicos, é muito amor envolvido!

Eles fizeram esse vídeo ma-ra-vi-lho-so que eu estou apaixonada e precisava compartilhar com vcs!

Confira o original na página deles, clicando aqui ! Eles estão fazendo tanto sucesso que já possuem vários pontos de vendas :

São Paulo : Void , @damn_project , @elcabriton , @studio.coletti

Rio de Janeiro: @ahlma.cc , @ppurpurine , @augustana_store , @rioetc_a_loja , @voidgeneralstore

Belo Horizonte: @_aziul , @euamochocolatelab 

Brasília: @rebulicodecarnaval

Recife: @mapuche_bicicletaria 

Salvador: Thamires e Roberto (71) 99221-6570

 

Brilhow Ecoglitter

Essa marca eu conheci pelas redes sociais, uma fofura só! É mais uma opção de glitter biodegradável feito artesanalmente. A marca foi criada por duas biólogas marinhas do Rio de Janeiro. Elas utilizam como base o ágar, um produto natural obtido de algas.

Ainda não tive o prazer de conhece-las pessoalmente, mas já da pra notar que a marca realmente se preocupa com o meio ambiente, só das fundadoras serem biólogas marinhas (que responsa ne?), já é motivo suficiente pra confiar que a marca realmente não faz mal à natureza! Mais informações aqui!

 

  • Protetor Solar Neon e com Purpurina

Olhem só que maravilha ! Além de se proteger desse solzão de arrasar, com esse protetor vocês ficam um luxo para curtir a carnaval, quer coisa melhor? To indicando pra todas as minhas amigas, achei super prático e lindo!

 

Shock

Mais uma marca Carioca, vegana e maravilhosa para acalmar nossos corações, não faz mal ao meio ambiente, à pele ou aos animais! Os brilhos são feitos a partir de um mineral (que não é o plástico tradiconal) e os produtinhos coloridos não tem oxibenzona ( que é responsável por metade dos casos de alergia e polui os oceanos quando são descartados). Para completar, essa marca linda NÃO testa suas fórmulas em animais! Quer amor maior?

Mesmo funcionando como protetor solar, os produtos da Shock são registrados como base facial colorida. Os filtros neon formam uma barreira física, refletindo a luz e impedindo o contato dos raios com a pele. Conheçam um pouco mais aqui , e comprem aqui !

 

 

  • Reaproveitar fantasias de carnavais passados

Quem  nunca se apaixonou pela fantasia da amiga? São tantos dias de carnaval que não custa nada emprestar fantasias antigas, ou até mesmo aquelas que você já usou esse ano pra algum amiga ou amigo seu, não é ? Dessa forma a gente faz um consumo mais consciente das roupas e acessórios carnavalescos. Tem fantasia que a gente usa uma vez na vida pra nunca mais, então nada melhor que mostrar todo o seu enxoval carnavalesco pros amigos que não tem idéias tão maravilhosas quanto você. Se organizar direitinho todo mundo fica lindo pro carnaval e menos roupas ficam paradas no armário. Gostaram da idéia ?

Se não conseguir fazer esse ano, já deixa tudo preparado pra ano que vem, combina já com seus melhores amigos! Assim vocês também fazem uma bela economia a longo prazo, deixando o dinheirinho precioso pra se divertir na folia, sem precisar se preocupar em ir ao centro da cidade pra procurar fantasias, ou até mesma gastando esse dinheiro que seria gasto em fantasias novas, comprando as purpurinas e bases citadas acima, o que acharam?

  • Marcas de cosméticos que não fazem testes em animais

Se as alternativas anteriores não te agradarem, pelo menos tem algo bem básico que provavelmente você já faz e nem sabia. Consumir marcas que NÃO fazem testes em animais. Sempre quando eu compro, fico dentro da lista de marcas que seguem esse princípio. Alguma delas como Boticário (o grupo todo, que engloba Eudora, Quem Disse Berenisse etc), Natura, Vult, Tracta , Impala Granado e outras. Pra saber a lista completa de marcas nacionais que não fazem testes em animais, é só entrar no site da PEA, aqui!

Bom, esses foram algumas dicas pra ser mais consciente no carnaval. Caso vocês conheçam mais marcas ou hábitos que possam fazer a diferença para o meio ambiente, ou que gere um consumo mais consciente, não deixe de comentar aqui! Toda ajuda é bem vinda ! E que comece a contagem regressiva para o feriado mais amado e odiado do Brasil ! Veeeeem Carnaval !!!!!

Beijos,
Dibe