Olá amadinhos, como vcs estão?

Como estão os preparativos para o carnaval? Fantasias a postos ou malas prontas?

Bom, seja qual for o seu destino nesse feriado, hoje vou contar pra vcs um pouco da história da marca PURA, nascida e criada em Santa Teresa, em pleno carnaval carioca, com seu glitter que não traz danos ao meio ambiente.

Tudo começou ano passado, quando Frances, arquiteta de 27 anos, conversava com seu irmão sobre os microplásticos no oceano. Ele sendo biólogo, explicou como as pastas de dentes, esfoliantes e diversos cosméticos, despejam uma quantidade gigantesca de plástico nos oceanos, causando diversos danos a fauna e flora marinha.

Quando o carnaval chegou, ela que sempre teve o costume de se porpurinar da cabeça aos pés, se lembrou da conversa recente que teve com o irmão, se dando conta que seu amado glitter infelizmente também era plástico. Desde então, procurou por alternativas sustentáveis para brilhar na folia sem prejudicar o meio ambiente, e descobriu que fora do Brasil já existia o glitter biodegradável.

Depois de fazer testes com vários materiais diferentes, ela chegou na composição do seu glitter, que deu super certo.

bioglitter01Do que o bioglitter da PURA é feito?

 ’Nosso bioglitter é uma mistura de algas, corante alimentício e pó de pedra. Algumas rochas possuem reflexos coloridos e bem brilhantes. Como o pó de pedra é um mineral, ele não se decompõe, mas já é algo encontrado na natureza e apenas volta ao seu estado natural depois que o glitter se desfaz. Sendo assim, ele não causa nenhum impacto no meio ambiente.

O processo de fabricação do bioglitter é sem artesanal. Fazemos a mistura da alga com água e cozinhamos, como se fosse uma gelatina, e depois misturamos o pó de pedra e o corante (exceto no prata e no dourado). Depois de seco, trituramos as “folhas” de glitter até chegar no tamanho ideal.’’

 

 

bioglitter03Qual a melhor forma de usar?

‘’Vale lembrar que, como a PURA é feita artesanalmente, seu tamanho é um pouco irregular e de maneira geral tem a aparência daquele glitter maiorzinho. Por isso, é bom passar uma vaselina ou protetor labial na pele antes para ele fixar bem, senão pode ficar falhado, assim como o glitter comum. Nessas horas o suor é um aliado, porque faz o bioglitter colar muito.

É importante dizer que, por ser biodegradável, ele vai se decompondo em contato prolongado com a água, ou seja, ele sai totalmente no banho. Mas tenho usado em festas e blocos e ele tem aguentado melhor que muito glitter plástico que já usei.’’

Junto com seu namorado Fred, jornalista e músico, eles criaram a PURA. Quando iniciaram no instagram da marca, viram que a procura era muito grande, e juntos estão aprimorando a cada dia a marca para melhor atender a todos. O Bioglitter deles já é um sucesso de vendas, eles não esperavam que a repercussão fosse tão boa. Semana passada até tiveram que desacelerar um pouco nos pedidos, para atender a todos que já haviam encomendado.

Se vc amou essa história linda tanto quanto eu, não pode deixar de conferir de perto o bio glitter da PURA. Por enquanto vc pode encontra-los em blocos de rua e eventos.

Para a sua sorte, eles vão estar AMANHÃ, dia 22/02, na Praca São Salvador, das 19HS ÀS 22HS.

Já pra vc que não mora no Rio, fique tranquilo que eles já estão em contato com parcerias, principalmente em outros estados, para revender e espalhar porpurina sustentável pelo Brasil! Mas se vc não quer esperar, pode encomendar com eles o seu glitter que eles enviam pelos correios também! (cobrando o frete, dentro do Rio é R$10,00 por exemplo).

bioglitter02

Fotos: Julia Leal Fotografia

Frances e Fred deixaram bem claro que vão continuar com a marca depois do carnaval, então não deixem de acompanhar a jornada da PURA pelo Instagram @pura.bioglitter .

Desejo a todos um ótimo Carnaval, que o feriado seja ótimo tanto pra vc que quer animação quando para outros, que como eu, vai aproveitar para descansar 😉

Caso vc ainda não tem fantasia não deixe de conferir aqui o post ESPECIAL DE CARNAVAL.

Beijos,
Dibe