Olá meninas! Tudo bom com vcs ?

Hoje vou mostrar pra vcs como montar um kit de maquiagem. Vou usar de exemplo produtos que eu gosto e outros que eu desejo. Como minha vida tem estado super corrida, eu tenho comprado maquiagem em farmácias e lojas perto da onde eu moro, e acabo adquirindo aquelas com um preço mais em conta. Claro que eu tenho algumas maquiagens de marcas estrangeiras, mas essas eu comprei em viagens ou ganhei de amigas. Antes de qualquer coisa, vou deixar claro que  vcs não precisam tomar como verdade absoluta tudo que eu vou dizer, ainda não sou expert em make, mas quem sabe um dia, ne ? Cada uma tem sua preferência de marcas e tipo de produtos, vou tentar mostrar com clareza a minha opinião e realmente espero que possa ajudar quem quer montar seu primeiro kit de maquiagem e também adicionar conhecimento pra quem já tem o costume de se maquiar. Antes de exemplificar com produtos, vou explicar um pouco a função de cada produto, cada tópico na ordem em que eu utilizo.

Eu sou adepta de experimentar todas as marcas e descobrir qual é a melhor pra mim, gosto de variar as marcas no meu kit de maquiagem. Mas se vc é apaixonada por uma marca e quer todos os produtos dela, também está valendo! Ainda mais que é super prático ir em apenas uma loja específica pra montar seu kit todo.

Outro fato super importante. O tipo de cada produto varia com o clima do lugar que vc mora e seu tipo de pele. Por exemplo, eu não consigo usar sombras líquidas, por morar em uma cidade super quente e úmida, sem contar que a minha pele é um pouco oleosa na região dos olhos. Logo, se eu usar uma sombra líquida, ela vai borrar toda. Se vc tem dificuldade nesse quesito, fale com a sua dermatologista que ela vai saber te indicar o melhor tipo de maquiagem pra sua pele. No meu caso, eu fui aprendendo com o uso, depois de experimentar diversos tipos e marcas.

1- Pre-pa-ra !

Agora vamos direto ao ponto. Como começar? Preparando a pele! Antes de passar qualquer produto, é importante que a pele esteja hidratada. Eu uso um hidratante super poderoso e baratinho, que é o Nívea Creme, aquele da embalagem azul, super tradicional. Como ele é denso, eu passo uma leve camada para a pele não ficar carregada, espero e secar e começo a me maquiar. Outros dois hidratantes que eu gosto muito, são o da Cetaphil e da Clinique.

hidratantes

2- Primer

Quando o Primer foi criado, sua função princial era aumentar a durabilidade da maquiagem no rosto. Preparando a pele para receber os produtos, deixando a pele uniforme e aveludada. A maioria deles já vem com filtro solar, o que facilita e muito! A minha dica é sempre optar pela marca que já tenha essa função extra maravilhosa. Eu não costumo usar o primer sempre, já que uso sempre o BB Cream (assunto do próximo tópico). Gosto de usa-lo quando sei que vou ficar o dia todo maquiada, ou quando vou para alguma festa e vou fazer aquela maquiagem mais pesada. Quando vcs começarem a usa-lo, vão sentir como ele funciona na pele de vcs e vão saber optar os momentos certos para usarem , muitas amigas minhas usam sempre, em todas as ocasiões, isso vai do gosto e necessidade da pessoa mesmo. O meu Primer é o Prep + Primer da Mac. Sou apaixonada por ele, que é super cremoso e muito fácil de espalhar na pele. Deixando a pele aveludada e uniforme, pronto para receber o make que for.  Na foto, alguns outros exemplos. ( Na foto: Primer MAC, Make B e Contém 1g)

primer_modail

3- BB cream 

Blemish Balm Cream, conhecido como BB Cream, é perfeito para quem procura um efeito natural e saudável. Ele é muito utilizado e recomendado para quem passou por procedimentos pós-cirúrgicos e na recuperação da tez submetida a tratamentos estéticos, como peeling, lazer e outros. Esse produto é considerado multi funcional, porque ele hidrata a pele, protege do sol (cada marca possui um fator específico contra raios ultra violeta), alguns são anti-sinais, prepara a pela pra receber a maquiagem e já possuem um coloração parecida com a base. Dessa forma, ele acaba substituindo o Primer e a Base para algumas pessoas, o que é o meu caso. No dia-a-dia, costumo usar apenas ele, e deixo para usar Primer e a Base apenas quando vou para algum evento importante ou festas, que demandam de mim uma maquiagem mais sofisticada. Não saio de casa sem passar meu BB Cream Creme 5 em 1 da Loreal. ( primeiro da foto, junto com os BB Creams da Natura e da Bourjois, super recomendado por amigas)

bbcreams

4- Corretivo 

Ta ai um produto que possui diversas tipos e formas diferentes, muito complicado escolher uma marca favorita. Esse eu não sei viver sem MESMO! O santo corretivo de todo o dia, consegue disfarçar e em alguns dos casos anular, aquela sombra em volta dos olhos que muitas de nós odiamos, as olheiras. Além de ter uma variedade sem igual, muitas pessoas usam o corretivo de formas diferentes. Eu, por exemplo, gosto de usa-lo antes de passar base ou BB Cream. Normalmente, hidrato a pele e depois utilizo o corretivo para só depois usar o BB Cream. Quando a maquiagem é para festas, hidrato a pele, passo o primer e depois o corretivo, antes da Base. Mas isso vai da preferência de cada um e da intensidade da olheira. O meu corretivo atual é quase da mesma cor da minha pele, acredito que seja um semi tom abaixo, se isso é possível. Dessa forma, utilizo antes do BB Cream ou Base, que são exatamente do tom da minha pele, deixando meu rosto com uma cor mais uniforme e com as olheiras escondidas. Se eu utilizasse depois da Base/BB Cream, as olheiras iam acabar tendo destaque, já que o me corretivo é mais claro que eles. Muitas amigas minhas preferem usar o corretivo em outros momentos da preparação da pele, algumas usam até mesmo antes do primer, e outras após a base. Atualmente estou usando o corretivo em bastão da Maybelline, o Cover Stick, mas também tenho uma paleta de corretivos da marca KIKO que uso raramente (ambos na foto). O importante é vcs conseguirem esconder as olheiras, e não dar destaque a elas. Um corretivo que todas as minhas amigas recomendam, é o da MAC, se vcs querem investir, invistam nele. Também existem corretivos coloridos cada um com uma função, vou resumir pra vcs :

  • Amarelo é utilizado para esconder olheiras roxas ou hematomas.
  • Lilás corrige tons de marrom ou amarelo-alaranjados, como manchas de sol e espinhas.
  • Verde neutraliza as olheiras e manchas mais avermelhadas.
  • Vermelho é o ideal para quem possui manchas brancas ou mais claras que a pele.

corretivos_kitmaquiagem

5- Base

Como já falei muito por aqui, é o concorrente direto do BB Cream. O que eu recomendo, é sempre optar por uma base do tom da sua pele e que de preferência já possua filtro solar com fator de proteção número 15, no mínimo. A Base cria uma camada uniforme na pele, a preparando para receber os próximos produtinhos que vão completar nosso kit básico de maquiagem. Eu tenho usado e gostado bastante da base Faces, da Natura (primeiro da foto, junto com a base da Mary Kay e da Make Up Forever, duas marcas que pretendo experimentar em breve)

  • Como descobrir o tom ideal? É só experimentar. Peça para a vendedora o provador da base e escolhida e passe um pouco no seu rosto. Caso ainda não seja a cor ideal, prove outras até encontra-la, normalmente as vendedoras vão conseguir ajudar vcs.
  • E agora, como faço para passar o produto da melhor maneira? Existem pincéis e esponjas específicas para a aplicação da base, que vão facilitar muito a vida de vcs. Com eles, o produto rende muito mais, não haverá necessidade de passar o produto várias vezes no mesmo lugar. Eu utilizo o pincel, mas tem quem prefira a esponja, vai do gosto de cada um.

kit_maquiagem_base

6- Pó compacto

O pó compacto tem a função principal de fazer o acabamento da pele, escondendo algumas imperfeições que não foram totalmente cobertas pelos itens acima, retirando o brilho excessivo do rosto. Recomendo não usa-lo em excesso, para não deixar sua maquiagem muito carregada. Ele é usado logo após a base ou BB cream, e o ideal é que ele seja do tom exato da sua pele. A maioria dos pós já vem com uma almofada ou esponja para a aplicação, mas eu ainda prefiro aplicar com um pincel específico para pó. Estou com dois pó compactos no meu kit, o Pure Makeup da Maybelline e o outro da marca Kiko, que estão na foto abaixo, junto com o pó compacto da Quem Disse Berenice, que estou super ansiosa pra experimentar.

kit_maquiagem_pocompacto

7- Blush e Bronzer

O Blush já possui diversos tons e cores diferentes que se estendem do vermelho ao rosa e de cores mais naturais do dourado ao marrom. Sua principal função é deixar o rosto com uma cor saudável e natural. Mas para isso é preciso saber escolher bem a sua tonalidade. Como ? Mais uma vez, experimentando. Peça sempre a ajuda das vendedoras na loja para poder provar os produtos escolhidos, não tenha vergonha! Sem experimentar  vcs podem acabar comprando um tom que não fica bem na pele de vcs.
Como eu tenho a pele um pouco morena (no verão, super morena), gosto de Blush com tons que me deixem com a sensação daquele ”queimadinho de praia” , ainda mais por ser carioca e sempre ir à praia, até no inverno. No meu caso, eu posso substituir o Blush pelo Bronzer, que deixa na pele exatamente essa sensação, de ter ido a praia e ter se bronzeado. Gosto muito do Powder Blush da mac, que uso atualmente, dos blushs da Natura e do bronzer da Bourjois (os três ilustrados na foto abaixo). Eu aplico os dois da mesma forma, com um pincel específico de blush. Agora, se vc tem a pele mais clara, recomendo usar tons mais rosados, mas não deixe de experimentar na loja!

kitmaquiagem_blush

8- Sombras

Ai ai, vcs estão prestes a mergulhar em um mundo paralelo e infinito das sombras para os olhos. Tem cada cor mais linda que a outra, é uma loucura pra quem gosta de se maquiar e caprichar nos olhos. Sempre recomendo as sombras em pó, que são mais fáceis de aplicar e duram mais tempo. Agora a pergunta difícil é , qual comprar ? As minhas favoritas são os tons de marrom e nude, tanto os foscos como os com brilho. Com eles vcs vão conseguir fazer desde a make básica do dia, como aquele olhão poderoso pra festa, super recomendo. Para os amantes de cores, a melhor coisa a fazer é investir em um kit de sombras com várias tonalidades diferentes de diversas cores, o que não é o meu caso. A que eu uso, tem apenas 4 tonalidades, que é a Street Fashion 01 da Kiko. Super recomendo imvestir na paleta de sombras NAKED 2, na foto vcs vão conseguir ver direitinho os lindos tons que ela oferece.

Uma dica extra, que eu ainda não experimentei mas pretendo em breve, é comprar um fixador de sombra para os olhos. É um creme para passar nas pálpebras, que fixa a maquiagem dos olhos por mais tempo, ideal para aquela festa de casamento ou formatura.

kitmaquiagem_sombras

9-Lápis e Delineador

Tanto o lápis como o delineador funcionam para contornas os olhos, realçando o olhar. Por mais que eu tenha os dois, eu sou mais fã dos lápis. Acredito que seja questão de costume e preferência. Se não me engano, a primeira maquiagem que eu ganhei, foi um lápis de olho, quando ainda era adolescente, e desde então não vivo sem. Gosto deles por me deixarem mais livres, já que são mais fáceis de esfumaçar (pelo menos eu nunca consegui esfumaçar um delineador) e posso aponta-los, deixando da grossura que eu quiser, atualmente uso o lápis da Urban Dacay 24/7. Minhas amigas que preferem delineadores, me falaram que eles duram muito mais na pele, e que existem canetas delineadoras tão rígidas quanto os meus amados lápis. Além disso, é possível aplicar o delineador com pincéis de diversas formas, o que desbanca totalmente o meu discurso acima do lápis e o apontador. É tudo uma questão de gosto mesmo, experimentem vcs também e depois me contem qual vcs preferem 😉 . ( Na foto, lápis Urban Decay 24/7, lápis com esfumaçador Make B, O Boticário e Delineador para os olhos preto, também Make B.)

kitmaquiagem_lapis

10- Rímel

O perfeito finalizador do olhar. A máscara de cílios, mais conhecido como Rímel, finaliza a make dos olhos. Hoje em dia existem todos os tipos possíveis e imagináveis desse lindo produtinho. Como vcs querem que os seus cílios fiquem? Alongados? Com mais volumes? Os dois ? Depois dessa decisão, fica mais fácil definir o seu rímel perfeito. Sem contar uma função extra, especial para casamentos, formaturas e eventos que vcs sabem que podem se emocionar , os rimeis a prova d’água. Eu mesma tenho vários tipos de rimeis, e gosto de variar de acordo com a ocasião. Nem sempre quero estar com meus cílios super volumosos ou super alongados, depende muito do meu humor e ocasião. Mas um fator que eu acho super importante para escolher o rímel ideal, é analisar o formato do aplicador. Como sou um pouco estabanada, e já virou rotina borrar um pouco minha maquiagem na hora da máscara de cílios, eu demorei um pouco mas encontrei o formato perfeito pra mim, os aplicadores arredondados na ponta, como mostra o segundo da foto, meu fvorito. (Na foto, The Colossal da Maybelline, False Lashes da Kiko e Mega Effects da Avon)

kitmaquiagem_rimel

11- Batom

Sejam bem vindas ao fantástico mundo dos batons! Existem tantas cores, texturas e tipos diferentes, que fica impossível definir um perfeito. Eu mesma tenho diversas cores de diferentes marcas. Acredito que esse seja meu ponto fraco quando se trata de maquiagem. Não acredito em limites quando se trata da cor que vcs queiram colocar nos lábios. Tem gente que diz, ” batom vermelho não combina com quem tem lábios carnudos” , eu super discordo. Quem sabe que cor fica melhor, é a própria pessoa, vcs não acham ? Recomendo que na hora que vcs forem escolher seus batons, que não fiquem presas ao que outras pessoas disseram. A palavra d ordem é EXPERIMENTAR, descubra quais corem combinam com vcs ! Um conselho que eu posso dar por experiência própria é, se vcs forem usar um batom de cor forte como um vermelhão, só não exagerem na maquiagem dos olhos, escolha um dos dois lugares para realçar, olhos ou boca (mas claro que nada impede de vcs testarem, o que não funcionou pra mim pode funcionar pra outra pessoa). O batom é a última produto que eu passo nesse processo todo de se maquiar. Por que eu faço isso? Depois de escolher todos os tons de pó, bronzer/blush, sombras e é claro, a roupa que eu vou usar, finalizo com o batom, para harmonizar toda a minha maquiagem, que afinal, deu um trabalhão, ne ? As minhas 3 marcas favoritas de batom são, MAC, Vult e Quem Disse Berenice.

kitmaquiagem_batons

12- Demaquilante

Sim! Vcs PRECISAM ter sempre um bom demaquilante no kit de maquiagem de vcs. Ele serve para limpar bem a pele e retirar toda a maquiagem do seu rosto. Para vcs encontrarem o demaquilante perfeito, eu recomendo mais uma vez que vcs conversem com um dermatologista, só ele/ela saberá dizer exatamente qual tipo e marca é o ideal para vcs. Eu sei que tem dias que chegamos em casa super cansadas e vamos direto para o banho e depois cama, e não pensamos em mais nada além de descansar. Mas é essencial retirar a maquiagem com o demaquilante. Se vcs não tem esse costume, tentem fazer isso uns minutos antes de entrar no chuveiro ou até mesmo dentro dele, vai fazer uma super diferença no cuidado e hidratação diária do seu rosto. Comecei a usar agora o demaquilante bifásico da Nivea e estou adorando. Recomendo também o da Neutrogena e da Sephora, podem ser um pouquinho mais caros que os outros produtos, mas vale a pena investir para manter a pele linda e saudável.

kitmaquiagem_demaquilante

Pra finalizar, preparei um presentinho pra vcs! Montei um kit de maquiagem básico pra quem quer começar, só produtinhos de qualidade e o melhor, por menos de R$35,00 cada.

kitmaquiagem_modailimitada

  1. Avon Magix, Primer – R$ 32,99
  2. Corretivo Avon Ideal Face  – R$ 12,99
  3. BB Cream Creme 5 em 1 Loreal – R$ 29,99
  4. Base Líquida Vult – R$ 20,00
  5. Pó compacto Super Natural Maybelline – R$ 25,00
  6. Blush Color Trend Avon – R$ 9,90
  7. Paleta de sombras Star – R$ 9,90
  8. Lápis para os olhos Expert Eyes Maybelline –  R$ 14,90
  9. Máscara de cílios The Colossal Maybelline – R$ 26,90
  10. Batons Vult – R$9,90 cada

Lojas on-line onde vcs podem encontrar vários produtinhos:

Lojas Americanas Online
Quem Disse Berenice
Toda Beleza

 

Espero ter ajudado vcs com todas as dicas e informações, qualquer dúvida, deixem um comentário que eu vou tentar ajudar no que for preciso. Não deixem de seguir a gente no facebook e instagram . Até a próxima!
Beijos,

30

Maíra Dibe

24 anos, Designer, escorpiana, bem humorada, apaixonada por moda e música, não vive sem sua família, namorado, amigos e animais. Carioca de alma e por natureza, em seu tempo livre não dispensa uma praia e um bom livro.